sexta-feira, 10 de maio de 2013

Medicamentos X Glaucoma

Alguns medicamentos são contra-indicados para pacientes portadores de Glaucoma.
Muitos médicos de outras especialidades, que não a oftalmologia, às vezes não se atentam ao fato de que o paciente tem Glaucoma e prescreve medicamentos que são contra-indicados, as pessoas portadoras desta doença.
Cabe a nós ficarmos atentos as bulas dos remédios prescritos a nos mesmos, filhos e demais familiares, e isso é aconselhável a todos, mesmo aos não glaucomatosos, pois isso também ocorre para outras doenças.
Eu sempre pesquiso, antes de ingerir qualquer remédio.
Segue alguns medicamentos que eu já verifiquei – lembrando que normalmente a contra-indicação é para diferentes tipos de Glaucoma, mas mesmo assim, se tem como substituir, eu sempre faço isso.
Cortisona – todos os medicamentos a base de corticóide, não apenas os colírios.
Benalet pastilhas – contra-indicado a pacientes com glaucoma de ângulo agudo.
Nesofelin - é contra-indicado para pacientes portadores de glaucoma4 de ângulo fechado
Angil - é contra-indicado para pacientes portadores de glaucoma de ângulo aberto
Vick Diatyl - um comprimido de paracetamol muito utilizado contra a dor de cabeça
Buscopan - o plus e o composto também
È claro que em caso de necessidade, o médico irá avaliar os riscos e receitar ou não estes medicamentos porque às vezes são extremamente necessários e tomando por um tempo limite, talvez não causem dano ao nervo óptico, cada caso é um caso.
Eu por exemplo tenho asma e me trato com FORASEQ, que tem quantidades pequenas de corticóide, mas fazer o que, eu preciso, e mantenho controle regular da minha PIO.
Sabes de mais algum remédio que devemos ter cuidado?

28 comentários:

  1. POIS ERA ESTAS INFORMAÇÕES QUE EU PROCURAVA

    ResponderExcluir
  2. POIS ERA ESTAS INFORMAÇÕES QUE EU PROCURAVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é sempre ler a bula, até mesmo antes de comprar o medicamento, é legal pesquisar na internet e se for o caso pedir ao médico que substitua o remédio.
      Eu geralmente pesquiso por este site: http://www.anvisa.gov.br/fila_bula/
      Bjs, obrigada!

      Excluir
  3. Dorflex e Neosaldina também são contra indicados. A própria bula destes remédios avisam.
    Tenho tido dificuldade para encontrar matérias de profissionais sobre medicamentos contra indicados e até mesmo oftalmologistas quando questionados não sabem responder.
    Temos que ficar atentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, temos que nos cuidar, leio todas as bulas e sempre aviso aos médicos que tenho Glaucoma, para que eles verifiquem se posso tomar determinado medicamento.
      Bjs e se cuida.

      Excluir
  4. Meu 1° contato com o blog. Meu glaucoma: ângulo estreito. Levo tratamento á sério. Estas informações sobre medicamentos e glaucoma foram importantes para mim- Grato

    ResponderExcluir
  5. Muito legal esse blog. Meu deus e eu tomei biscopam composto sem saber. E outro remedio que e contraindicado e e dorflex.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buscopan pode sim. Só não pode direto na veia.

      Excluir
    2. Como diz a bula. O Buscopan não pode ser for direto na veia, por via parenteral. Comprimido pode.

      Excluir
  6. Muito interessante esse blog, gostaria ade saber se o medicamento : Artrodar é contra-indicado? Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Sem contar os psicotrópicos, quase todos são contras indicados para quem tem glaucoma de angulo fechado por causarem midríase (dilatação das pupilas). Quem toma tarja preta ai cuidado.

    ResponderExcluir
  8. fui diagnosticado com TDAH e li na bula que não posso tomar a ritalina que o medico indicou por conta do glaucoma, e agora???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o jeito é ir conversar com seu médico, talvez, ele indique para vc tomar e ficar fazendo acompanhamento, porque alguns medicamentos são contra indicados para determinados tipos de glaucoma.....tem que consultar e tirar as dúvidas!
      Boa sorte

      Excluir
    2. To com dificuldade de antinflamatorios p pacientes c glaucoma.

      Excluir
  9. Olá tudo bem, vi por alto em uma reportagem que já estão bem avançadas as pesquisas sobre células troncos para o tratamento do glaucoma, você sabe de algo a respeito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haviia pensado nessa hipotese, acredita? Tomara que concluam logo para beneficiar a todo nos portadores de glaucoma!!

      Excluir
  10. Paxil é contra indicado para quem tem glaucoma?

    ResponderExcluir
  11. Paxil é contra indicado para quem tem glaucoma?

    ResponderExcluir
  12. O paxil é contra indicado para quem tem glaucoma?

    ResponderExcluir
  13. Minha tia está com gripe e tem glaucoma, que remédio tomar?

    ResponderExcluir
  14. Tenho glaucoma e asma. Comecei a ter crise de asma agora c 25 anos e tenho q tomar a medicação Alenia q tem o componente Budesonida. Estou preocupada constantemente porque perdi a visão de um olho e não sei se posso continuar tomando sem comprometer a visão do meu outro olho. Tenho medo. Queria q alguém me ajudasse... Se alguém também sofre das duas doenças ou se tem algum conselho p me dar.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Milla! Apesar da boa vontade a maioria das pessoas não tem condições de te aconselhar num caso como o seu. Procure um ou dois bons medicos pra saber exatamente o que fazer pois seu caso requer um cuidado muito maior . O unico canselho alem de procurar os medicos seria se manter calma pra evitar as crises de asma mais intensas. Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Adriana cruz carvalho19 de julho de 2017 às 15:34

    Olá sou Adriana obrigado pela ajuda já sabia do Dorflex
    uma farmacéutica me informou que comprimidos a base de café também não era indicado.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom este blog, ajuda bastante. Quem tem glaucoma não pode tomar dramin também.

    ResponderExcluir
  18. Quem tem glaucoma não pode tomar dramin.

    ResponderExcluir
  19. Tenho glaucoma,que anti gripal posso tomar?

    ResponderExcluir
  20. Tenho glaucoma aberto a sou hipertenso . Qual remédio posso tomar pra dor do cabeça?

    ResponderExcluir
  21. ola pode tomar estas medicaçeos ?Sinvastatina , Losartana e hidroclorotiazida? obrigada

    ResponderExcluir