quarta-feira, 15 de maio de 2013

Anticoncepcional e Glaucoma

Mulheres portadoras de Glaucoma, que se previnem de gravidez tomando anticoncepcional, muitas vezes tem duvidas quanto ao aumento da PIO por conta do mesmo.
Aos 17 anos, fui ao ginecologista para pedir um anticoncepcional, ao mencionar a doença, o médico pediu que consultasse meu oftalmo e falasse sobre isso antes de começar a tomar o comprimido.
Foi isso que eu fiz, o médico disse que a principio não há problemas, mas que para ter certeza seria bom fazermos um teste, comecei com a pílula e durante vários dias e depois semanas ia ao consultório verificar a pressão ocular e para nossa surpresa estava até mais baixa.
Depois de alguns anos, troquei de plano de saúde e por conseqüência troquei de médico, e minha atual oftalmologista disse que o TCC dela foi baseado nisso, - portadoras de Glaucoma Congênito que utilizam anticoncepcional - e disse também que realmente a PIO tende a diminuir .
Para mim foram receitados os seguintes medicamentos: Mercilon (o ginecologista preferiu começar com este que é de dosagem baixa). Depois de uns anos passei para o Microdiol e atualmente uso o Tâmisa 30 e faço regularmente o controle da Pressão Intra Ocular.
Um problema a menos!!!

6 comentários:

  1. Recebi a noticia que estava com glaucoma no inicio deste ano estou fazendo o tratamento com dois colírios e agora fiquei sabendo q o anticoncepcional pode contribuir com a piora do glaucoma. Tomo o anticoncepcional Diminut será que este tem algum problema enquanto ao meu tratamento de glaucoma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando comecei a tomar a pilula, tirei todas as dúvidas com o oftalmo, e fiz os testes que mencionei acima, e deu tudo certo.
      Sendo portadora de Glaucoma, você deve consultar regularmente o oftalmologista, sendo assim, na sua próxima consulta, pergunte sobre isso!
      Um beijo, faça o tratamento certinho para controlar o Glaucoma pois muitas vezes não tem sintomas, mas a doença é séria!

      Excluir
  2. Oii , eu tbm tenho glaucoma estou tomando microvilar, mais eu me sinto muito mal , e tbm n adianta trocar pois todos q já experimentei eu tenho a msm reação😞 .

    ResponderExcluir
  3. Oii , eu tbm tenho glaucoma estou tomando microvilar, mais eu me sinto muito mal , e tbm n adianta trocar pois todos q já experimentei eu tenho a msm reação😞 .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi yara, pra mim a pílula nunca influenciou no glaucoma!
      Bj tudo de bom pra ti!

      Excluir
    2. Oi yara, pra mim a pílula nunca influenciou no glaucoma!
      Bj tudo de bom pra ti!

      Excluir