domingo, 26 de maio de 2013

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Hábitos que podem agravar o Glaucoma,
Glaucoma não tem cura, mas tem tratamento.
é muito importante ter o conhecimento destas informações, uma vez que, depende somente de nos mesmos que o tratamento de certo, que a doença seja controlada e que possamos levar uma vida saudável.
1 - Ter o diagnóstico tardio – quanto antes for detectado, maior percentual da visão poderá ser conservado.
2 - Não tratar o estresse - Quando a pessoa tem níveis elevados de estresse, a pupila dilata, o que desencadeia um mecanismo denominado bloqueio pupilar, levando ao aumento da pressão intra ocular, alguns sintomas são vermelhidão e dor intensa nos olhos.
3 - Falta de exercícios - A prática de atividades aeróbicas, como caminhada, natação e corrida, ajuda muito na diminuição da pressão intra ocular. O exercício melhora a aptidão cardio vascular, favorecendo a irrigação sanguínea do nervo óptico. Além disso, a prática faz diminuir a produção do humor aquoso e ajuda na drenagem do líquido.
4 - Uso incorreto dos colírios - Os colírios devem ser utilizados da maneira prescrita pelo médico, respeitando os horários, os intervalos entre um colírio e outro (que são de geralmente de 5 a 10 minutos) e aplicando da forma correta, que é pingando uma só gota com o olho aberto, segurando a pálpebra superior para cima. Depois, permanecer com o olho fechado por volta de um minuto.
5 - Ingerir muito líquido em pouco tempo - Ingerir uma quantidade grande de líquido de uma só vez e sem pausa para respirar, Isso causa grande produção de humor aquoso rapidamente, porém esse líquido será drenado lentamente. Isso pode causar o aumento da pressão intra ocular.
6 - Falta de conscientização do paciente - O glaucoma é uma doença crônica, portanto não tem cura, mas pode ser controlado. "O controle da doença é feito com o tratamento durante a vida toda. Por não haver sintomas, muitas vezes o paciente não leva o tratamento corretamente.
7 - Instrumentos de sopro - Outra recomendação pouco conhecida é para que os pacientes evitem tocar instrumentos de sopro, como trompete e saxofone, por exemplo. No momento das notas que exigem mais esforço na hora do sopro, acontece o aumento da pressão intra ocular.
8 - Preste atenção nas posições da Yoga - Todas as posições invertidas devem ser evitadas. "Esse tipo de posição da yoga faz com que a drenagem do humor aquoso diminua, fazendo com que aumente a pressão intra ocular.
9 - Hipertensão e diabetes - De acordo com os pesquisadores, o diagnóstico de diabetes tipo 2 aumenta o risco de glaucoma em 35%. E quando há hipertensão arterial a chance é maior em 17%. Mas, quando ambas condições estão presentes, a probabilidade de desenvolver glaucoma é de 48%.
Informações retiradas do site minhavida leia a matérias completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário